BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 11 de junho de 2008

O MPLA de José Eduardo dos Santos Está Fora de Prazo!

«Não temos futuro, nem representamos o futuro. Já somos o passado. A nossa geração consumiu-se. Fez o que tinha a fazer a dado momento, lutou, ganhou a independência. Depois consumiu-se. É preciso saber retirar, quando se não têm mais nada para dar. Muitos não sabem, agarram-se ao passado mais ou menos glorioso, são os fósseis»
ANÍBAL, O SÁBIO, personagem do Romance de PEPETELA A Geração da Utopia


“Impõem-se portanto o aparecimento de homens que façam uma verdadeira e clara opção pelo Povo, pela sua vida e os seus direitos, pelo seu desenvolvimento e bem-estar, pela sua personalidade e cultura, pela sua autonomia, independência e soberania. Homens que façam sinceramente e corajosamente uma opção pela paz (…) uma opção pelos valores que podem efectivamente salvar o Homem, o Povo [e] a Nação”
D. MANUEL VIEIRA PINTO, Arcebispo Emérito de Nampula (Moçambique)


O MPLA de Eduardo dos Santos insiste em apresentar-se, nas próximas eleições, como o grupo político que melhor se posiciona para, finalmente, levar os angolanos rumo à Angola Prometida. Assim, O cada vez mais poderoso grupo promete, por exemplo, construir, no período 2009-2013, cerca de um milhão de habitações em todas as províncias, das quais mais de meio milhão serão construídas nas áreas rurais!

Na verdade, estamos perante um ambicioso programa que vai, plenamente, ao encontro das exigências do actual contexto do nosso País e das reais necessidades dos angolanos. Só que este MPLA de José Eduardo dos Santos que, hoje, se apresenta como o grupo político que melhor se posiciona para, finalmente, levar os angolanos rumo à Angola reconciliada, pacífica, próspera e democrática é, exactamente, o mesmo grupo responsável pela instauração do hediondo futunguismo e que, há mais de 30 anos, anda connosco às voltas e reviravoltas sem irmos a lado nenhum.

E ao contemplar as imagens da III Conferência deste MPLA de Eduardo dos Santos pude ver que estavam presentes todos os dinossauros do futunguismo. Uns apenas estão mais velhos do que eram nos fervorosos anos da revolução angolana e da luta contra o imperialismo e seus lacaios. Outros estão mais gordos e mais ricos do que eram nos duros anos do marxismo-leninismo. Tirando isso, pouco ou quase nada mudaram.

Isso fez-me lembrar da pergunta da minha filha. Ela está habituada a ver as fotos da família que tenho no computador. Certo dia, estava eu na Internet a ler uma bombástica declaração do general Kundy Paihama sobre os paióis da UNITA. A minha filha, ao ver a foto deste célebre dirigente angolano, perguntou:

-Papá essa foto é do avô? Respondi-lhe que não.
Mas, depois de ouvir a curiosa pergunta da minha filha, pus-me a pensar. Afinal, este grupo de Eduardo dos Santos já nos dirige há muitos anos! Por exemplo, em 1977, quando eu tinha a idade que a minha filha tem hoje (5 anos), Kundy Paihama já era um importante membro do Governo. Hoje tenho 36 anos e o General ainda é um intocável membro da estrutura do futunguismo! Ora, o grupo que quando eu tinha 5 anos prometia uma Angola melhor para mim e para os meus pais é, exactamente, o mesmo que, hoje, promete à minha filha de 5 anos uma Angola fantástica que não tive a sorte de ver e que, certamente, nunca verei!

O problema deste poderoso grupo reside no facto de os seus membros teimarem em governar o País mergulhados numa permanente indefinição político-ideológica, numa constante incoerência de valores e numa interminável contradição com as causas que dizem defender. Vejamos:

O grupo que, hoje, se apresenta como único capaz de promover a Reconciliação, a tolerância e a coesão nacional é, exactamente, o mesmo que nos ensinou que o MPLA tem de ser o único partido que um verdadeiro angolano deve aderir e apoiar. Por isso, aprendemos, com eles, a considerar todos aqueles que não se mostram fervorosos apoiantes deste MPLA de Eduardo dos Santos como pessoas de nenhum valor. Por causa disso, os desgraçados adeptos de outros partidos perdiam a sagrada condição de seres humanos, de compatriotas, conterrâneos, familiares, amigos ou vizinhos e ganhavam uma vil e desprezível identidade, passando a serem pessoas a desprezar e a abater. E os efeitos destes ensinamentos ficaram visíveis nas vergonhosas hecatombes de 1975, 1977, 1992 e 1993. E, hoje, o confronto entre a nossa mentalidade intolerante e os valores da reconciliação tem sido brutal.

O grupo que, hoje, se apresenta como a única força política capaz de reorganizar, moralizar, civilizar, educar e disciplinar a nossa caótica sociedade e promover o desenvolvimento cultural e espiritual dos angolanos é, exactamente, o mesmo que se mostrou incansável na promoção da destruição do angolano e da degradação moral da nossa sociedade. É que, enquanto as sociedades modernas reconheciam ser de extrema importância para o desenvolvimento cultural e espiritual dos seus membros manter as estruturas escolares e sanitárias das igrejas e os grandes valores do Cristianismo, o MPLA de Eduardo dos Santos optou por caminhar no sentido oposto. Assim, declarou que a religião era o ópio do povo e só contribuía para a perpetuação do obscurantismo dos angolanos. Por isso, o grupo protagonizou uma virulenta perseguição às igrejas cristãs e sentenciou que em pouco menos de 50 anos Angola seria um país sem igrejas. Destruiu toda a excelente rede de escolas e hospitais das igrejas. Passou a profanar o sagrado e a sacralizar o profano. Institucionalizou a fraude, o crime, a impunidade, a promiscuidade, a desonestidade e outras infames imoralidades.

O grupo que, hoje, se considera mais do que apto para construir uma sociedade democrática e participativa, garantindo as liberdades e os direitos fundamentais e desenvolvimento da sociedade civil é, exactamente, o mesmo que até há bem pouco tempo não suportava ouvir falar em Democracia, em Multipartidarismo nem em Eleições. É que, enquanto as sociedades modernas passavam a valorizar a Democracia e o Estado de Direito, o MPLA de Eduardo dos Santos optou por caminhar no sentido oposto. Assim, bloquearam a participação política. «Pessoalizaram» o poder. Monopolizaram os cargos públicos. Criaram um monstruoso aparelho de opressão, espionagem e repressão. Instituíram o militarismo, o autoritarismo e o culto da força. E a forma como agiram durante o vergonhoso e caricato processo de exoneração, julgamento e condenação do camarada Garcia Miala é o exemplo perfeito da incapacidade do grupo em se adaptar aos valores da Democracia e do Estado de Direito.

O grupo que, hoje, promete uma utilização eficaz dos recursos naturais e uma justa repartição do rendimento nacional e proclama ser capaz de protagonizar uma das mais extraordinárias recuperações económicas da História e colocar o País entre os mais prósperos do mundo é, exactamente, o mesmo que há décadas protagoniza uma péssima e desastrosa gestão dos nossos recursos humanos e naturais e usa em proveito próprio, e de forma descarada, os abundantes lucros das nossas riquezas. É que, enquanto os governantes das sociedades modernas se esforçavam por canalizarem, de forma eficiente, laboriosa e disciplinada, todos os recursos, todos os investimentos e todas as potencialidades na criação de condições que contribuam para o bem-estar físico e espiritual dos seus cidadãos, o MPLA de Eduardo dos Santos optou por caminhar no sentido oposto. Assim, apoderaram-se dos bens públicos. Desfalcaram os cofres do Estado. Ergueram um inoperante modelo de Estado, uma ineficaz estrutura de gestão governativa e um corrupto aparelho de Administração Pública.

É por estas e outras dolorosas constatações que insisto em dizer que este MPLA de Eduardo dos Santos está fora de prazo e não está à altura das exigências da actual realidade do nosso País. E todos esses dinossauros do futunguismo deviam perceber que a sua missão gorou e que representam um doloroso passado que urge esquecer e que deve estar, sempre, bem presente na definição do futuro de Angola.

Por isso, recuso-me a continuar às voltas e reviravoltas com este grupo político. Desejo boa viagem para aqueles que ainda acreditam neste MPLA de Eduardo dos Santos e querem continuar esta longa e errante caminhada rumo a lado nenhum.

Quanto a mim, fico aqui nesta confusa encruzilhada a que chegamos. Vou aproveitar descansar e ficar com os meus filhos a espera que apareça uma nova geração de dirigentes com nova cultura política, novos projectos e novos ideais e que me dêem garantias de estarem a altura de, finalmente, nos levarem à Angola que merecemos e que muitos dos nossos mais velhos sonharam e bateram-se por ela dedicando os melhores anos das suas breves vidas.

Tal como os meus pais, pode ser que nunca venha a ter a sorte de chegar à Angola prometida. Mas tenho a obrigação de desistir desta interminável aventura e de ajudar os meus filhos a não continuarem a seguir este errante grupo de maus governantes.

José Maria Huambo

10 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que a esperança vive na FpD - Frente para a Democracia. Angola têm alternativa na FpD.

Anónimo disse...

Falou e disse.
Caro amigo,é muito bom saber que ainda existem pessoas com bom senço como o amigo. Só o facto de ter lido o seu brilhante artigo,faz-me ter esperança para o futuro, como Angolana que sou. Seria bom, que oa Angolanos reflectissem muito bem e fizessem uma melhor escolha.

Anónimo disse...

O problema da maioria absoluta é uma realidade ou uma miragem?
Cada cidadão, grupo ou formação fazendo parte deste brilhante mosaico fará um juízo sobre a futura delegação governativa imbuída de legitimidade.
O maior ou menor reconhecimento e merecimento do sufrágio será um prémio de distinção pela prestação e garantia de estabilidade e desenvolvimento.
Qualquer actor configura-se como elemento chave e potencial neste período crítico.
As experiências , garantias e oportunidades terão que ser tomados em conta para avaliar as melhores opções neste julgamento eleitoral.
Naturalmente que muitos factores de natureza psicológico influenciados pelo marketing político ,por uma historia de grande respeitabilidade ,e uma perspectiva de futuro global sedimentada numa ideia de cidadania sem esquecer de considerar as várias componentes de riqueza serão indispensáveis para gerar impulsos decisivos para a escolha mais acertadas.
Todos esses factores associados a uma liderança consensual definirão a razão da escolha.
As garantias serão capacidade da activação e da optimização recursos em prol de uma melhor qualidade de vida cada mais refém do mundo globalizado.
As prioridades nacionais face aos constrangimentos induzidos pelo homem ou oriundos de situações anómalas não podem deixar de ser uma realidade.
Os exemplos de bravura , distinções em várias áreas e de referências tanto políticas ,económicas e tecnológicas têm que ser equacionados.
Só desta forma multifacetada os seus beneficiários poderão acrescer valor ,ambição e poder.

Anónimo disse...

NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O FUTURO PERTENCE AO PRESENTE E AO PASSADO.
O QUE ACONTECE É QUE A NOSSA VISÃO CRÍTICA PORMAIS CÍVICA QUE PARECE É EMBUIDA DE CONOTAÇÃO PARTIDARIA OU POR TENDÊNCIA PESSOAL.
NO CASO ESPECÍFICO DE ANGOLA NÃO PODEMOS ESQUECER QUE ESTAMOS EM VÉSPERAS DE ELEIÇÕES E HA MUITOS INTERESSESEM JOGO.
ESTRUTURALMENTE E HISTORICAMENTE E UNIVERSALMENTE OS MAIORES PARTIDOS QUE ESTÃO A GOVERNAR TÊM MUITO MAIS CHANCES QUE OS PARTIDOS SATÉLITES POR UMA SÉRIES DE FACTORES DE ORDEM MATERIAL,HISTÓRICA,LOGÍSTICA.ENQUADRAMENTO NO MUNDO GLOBAL OU SEJA NA CAPACIDADE DE MANUSEAMENTO DE UMA SÉRIE DE FERRAMENTAS QUE FARÃO A DIFERENÇA.
QUANTO O ASPECTA DA CADUCIDADE DA INSTITUIÇÃO ,O M.P.L.A. DE CONACRY COM UMA HISTORIA INVEJAVEL E FIGURAS SÍMBOLICAS DE GRANDE RELEVO NACIONAL E INTERNACIONAL ,TEM NOTORIEDADE ESTRUTURAL ,POLÍTICA ,RECURSOS ECONÓMICOS,PODER DE CAPITALIZAÇÃO,E DE INVESTIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL,FINANCEIRO E SOCIAL.
O MPLA SE RETIRAR VANTAGENS DO PERIODO DE GOVERNAÇÃO E SOBER FISCALIZAR DE FORMA SEVERA OS OBJECTIVOS E METAS TRAÇADAS ESTARÁ EM CONDIÇÕES DE OFERCER GARANTIAS A UMA ADESÃO CONSTANTE E UNIVERSAL.
TODOS ESSES FACTORES CITADOS EM PRESENÇA DE UM MUNDO CADA VEZ MAIS COMPETITIVO E CONSUMISTA EXIGE GRANDE DESTREZA E HABILIDADE AOS SEUS ACTORES.
POR ISSO QUE O M.P.L.A. TEM QUE CRIAR COMUNIDADES COM SIGNIFICADO E IDENTIDADE.
É VERDADE QUE O M.P.L.A. DE CONACRY PARA REVIGORAR A SUA COMUNIDADE E EXTENDÉ-LA TEM QUE CONSTRUIR UMA AUDIENÇA DESEJÁVEL PORQUE AS MULTIDÕES NÃO ADEREMA UMA ORGANIZAÇÃO FALHADA.
AS PESSOAS SÃO MOVIDAS POR DESEJOS, MOTIVAÇÕES E ATITUDES
AFINAL A FIDELIDADE INTERVEM DA CONJUGAÇÃO DESSES TRÉS ELEMENTOS QUE GERAM DEVOÇÃO E LEALDADE.
O M.P.L.A. PODERÁ SUPERIORIZAR-SE SE CRIAR UMA DINÂMICA PSICOLÓGICA E EMOCIONAL DA BUSCA DA SUA RAZÃO DE SER COM O OBJCTIVO DE CUMPRIR NECESSIDADES UNIVERSAIS ( DE PERTENÇA,CRIAR IDENTIDADE E SIMBOLISMO).
O OBJECTIVO FUNDAMENTAL PARA O MAIOR SUCESSO É A RENOVAÇÃO E O REVIGORAMENTO OU SEJA A SOCIEDADE NÃO PODE CRIAR PESSOAS PASSIVAS,PATÉTICAS MAS SIM PROMOVER A INDIVIDUALIZAÇÃO FORTEMENTE CENTRADA NA FORMA DE PENSAR OU SEJA UM INCONFORMISMO OU IDEIAS DIVERGENTES EM PROL DA INSTITUIÇÃO.

Anónimo disse...

Acredito que a esperança esta na mudança, na OPOSIÇAO, mas esta mesma OPOSIÇAO deve munir-se e ser mais forte, capaz de fazer passar a sua mensagem de formas convincente, visto que estao a lutar com um partido popular e de massas. Caso contrário, estaremos masi uma vez a mercé do MPLA e seus sequazes.

Anónimo disse...

O MPLA COMO MARCA


O MPLA como Marca representa um poder permanente em função de mais do que a sua história e multiplicidade de histórias e perpetuações das suas tradições.
Um dos factores qualitativos de recriação da sua força consiste na lealdade da corrente regeneradora dos seus aliados.
Os seus atributos, qualidade e expectativas criadas e uma amálgama de resultados e sua funcionalidade reforçam uma narrativa que impulsiona a sua existência.
Não há dúvida de que as crenças sagradas, criações, metas e seu prestígio, sua visão e missão, capacidade de inovação reforçam o seu posicionamento.
A sua suposta notoriedade e fidelização em constante construção criando boas ligações emocionais melhorarão consideravelmente essa marca.
Sendo assim será que a marca MPLA é um sistema propulsor e fonte de criação de valor?
Será que a notoriedade do MPLA continua a ser evocada de forma espontânea?
Para que a marca MPLA se perpetue será necessário que as atitudes das pessoas correspondam a avaliações globais favoráveis.
Não há dúvida que a força da marca MPLA quase se confundirá a um culto descentralizado e de interacções e laços fortes e experiências partilhadas que criam várias identidades verbais e simbólicas.
Para falar da antiguidade da Marca MPLA teremos que falar forçosamente do seu núcleo fundador de Conacry dos anos 60.
A marca MPLA se perpetua pelo seu prestígio devido as associações intangíveis, pelo seu simbolismo popularizado incontornável e grandes compromissos com o passado.
O MPLA como marca, alem de possuir narrativas de sobrevivência, inclui testemunhos que dão a história, significados mais profundos e grande carácter de emocionalidade.
A história do nacionalismo e luta de libertação pelos actores de renome a partir da fundação do MPLA em Conacry pelos seis fundadores bem personalizados, como Viriato da Cruz, Mário Pinto de Andrade, Hugo José Azancot de Menezes, Lúcio Lara, Eduardo Macedo dos Santos e Matias Migueis perpetuarão essa marca de forma reflectida.
Poderemos então afirmar que os fundadores de Conacry foram os agentes prioritários e fundamentais da verdadeira autenticidade da marca MPLA.
A dinâmica da história e a construção de identidades pressupõem estados liminares, pelo afastamento constante de identidades anteriores.
Desenvolver a cultura da marca MPLA exigirá um constante planeamento e estratégias que permitirão reunir e sentir esta marca global.
Para terminar apelaria que nas verdadeiras reflexões que a lenda da marca não obscurecesse a lenda dos fundadores verdadeiros artífices.
Escrito Por:
AYRES GUERRA AZANCOT DE MENEZES

Anónimo disse...

loved las vegas? survey the all reborn [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] las vegas at www.casinolasvegass.com with onto 75 up to girlfriend extempore [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games like slots, roulette, baccarat, craps and more and tote off noticeable during existent banknotes with our $400 on the abate mark off high of supervision look after bonus.
we be lasting unbroken sensible games then the crumbling online [url=http://www.place-a-bet.net/]casino[/url] www.place-a-bet.net!

Anónimo disse...

[color=#cc0000]Hi

With the increasing popularity of facebook poker chips as a virtual currency in facebook texas holdem poker a lot of thieves have engaged themselves, who try their best to trick unsuspecting players out of their hard earned facebook poker chips. All over the internet forums are littered with posts by innocent people who have had their chips stolen. Nothing is as sorry state as logging to Facebook or MySpace to play a few hands of poker only to find that your account is hacked and your poker chips are gone.[/color]

[url=http://www.chipshut.com][img]http://www.chipshut.com/img/facebook-poker-chips-hut.jpg[/img][/url]

[color=#cc0000]Follow these tips to keep your facebook poker chips safe:

Never give your password to a stranger: Trust is a delicate thing that takes a long time to build but only second to destroy. You may meet a stranger in poker room and you are friends with him/her. He/she will keep interacting with you days before playing her trick. So be carefull enough to protect your login credentials to yourself, else this may lead to disaster.

Be careful about what you download: Regular online gamers are looking for cheats or hacks for the games they play in order to give them an edge over their opponents. Poker is no different and there are plenty of websites on the internet touting facebook poker cheats and hacks for those brave enough to download and install them. But many of these so called facebook poker cheats have viruses or trojan programs. The moment you install any of these your computer is at the risk of attacks by the creator of the program. He can then have access to vital information that you access from your computer. Leaving your facebook poker account at risk of been hacked. If you never downloaded any of these programs then you’re probably safe, and if you have then you should run a spyware detection program. The best move will be for get your computer formatted to avoid any loop holes.

Phishing Links: This way of hacking has been thee for quite sometime now. Hackers send legitimate and official looking emails to your inbox. When you open them you are asked to click on the link and login in order to save your account or win free facebook poker chips, but in reality you are logging into a fake site that sends your information off to the phisher who made it. Before you find it out, its too late to react and they would have already broken into your account and emptied it of any facebook poker chips that you may have.

YouTube scams: If you do a search on youtube for facebook poker cheats, zynga poker hacks, or free facebook poker chips you’ll find hundreds of videos on the topic. More than 90% of them are made by idiots hoping to convince you to send them your account information. They range from slightly clever to completely moronic.

Image Photo Having Exe Embedded In it: This one is hard to catch. This is the latest fashion that is used by phisher, you will be asked to share family photo's. When you open their photo, that will innitiate an exe in the background which will steal all your information and send to the mastermind behin it. So be careful with whom you share photos.

Hope these tips help you saving your chips.

These tips have been brought to you by [/color][url=http://www.chipshut.com]Chips Hut[/url][color=#cc0000] if you are looking to buy [/color][url=http://www.chipshut.com]facebook poker chips[/url], [color=#cc0000]you may go to our online store.

Have a nice day[/color][img]http://www.chipshut.com/img/chips-hut-smily.gif[/img]

Anónimo disse...

Hello, as you can see this is my first post here.
In first steps it is really good if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anónimo disse...

good afternoonpeople this is a great forum hope im welcome :)