BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 12 de março de 2010

Contra os Adeptos e Torcedores da Paz Definitiva!

“Ninguém se iluda de que a simples ausência de guerra, apesar de tão desejada, seja sinónimo de paz duradoura. Não há paz verdadeira, sem equidade, verdade, justiça e solidariedade. Está destinado à falência qualquer projecto que deixe separados dois direitos indivisíveis: o direito à paz e o direito a um progresso integral e solidário. As injustiças, as excessivas desigualdades de ordem económica ou social, a inveja, a desconfiança e o orgulho que grassam entre os homens, são uma constante ameaça à paz e provocam as guerras”.
PAPA JOÃO PAULO II


Caros defensores da Paz definitiva.
Nesta fase em que precisamos de aprender as lições da maldita guerra e «inventarmos», juntos, um modelo de Estado que seja capaz de unir e conciliar os angolanos, corrigir as profundas desigualdades socioeconómicas, tornar menos sensíveis e menos virulentas as inevitáveis conflitualidades e limpar fermentos da guerra, não há nada mais perigoso do que a vossa inabalável convicção de que a paz tornou-se, entre nós, irreversível e absolutamente consolidada. Não há nada mais prejudicial do que a vossa absoluta certeza de que estamos definitivamente reconciliados, cada vez mais unidos e prontos a trilhar os caminhos do progresso e do bem-estar social. Para vocês, a guerra que nos desgraçou foi um acidente de percurso, um fenómeno excepcional que jamais voltará a ensombrar as nossas vidas!

Caros adeptos e torcedores da Paz definitiva! A meu ver, o vosso grande problema reside no facto de proclamarem a vossa tão gabada paz definitiva partindo da errada ideia de que Angola é uma realidade política especial e isolada do resto do mundo. Por isso, não querem saber das lições da história. Não querem ouvir os conselhos dos experientes nem aprender com os longos erros da humanidade.

Caros torcedores da Paz definitiva! Mas vocês acham mesmo que é de agora e só aconteceu em Angola a existência de 3 líderes que disputavam o poder absoluto?
Vocês acham bom fiar-se na crença de que Agostinho Neto, Holden Roberto e Jonas Savimbi só guerrearam entre si e nunca se entenderam por causa dos obscuros interesses das potências que sempre cobiçaram as riquezas de Angola?
Vocês julgam que é novidade o estrondoso enriquecimento de Eduardo dos Santos?
Vocês pensam que a feroz e cruel disputa entre MPLA e UNITA e tudo o que aconteceu até a morte do Líder do Galo Negro é original e só aconteceu em Angola?
Vocês acreditam mesmo que as causas do longo conflito estão definitivamente enterradas no túmulo de Jonas Savimbi?

Pois é, fazem mal pensarem assim! É que não há nenhuma novidade em tudo o que temos visto em Angola.

Muito antes de Jesus Cristo ter nascido, já um sábio tinha escrito: «O que foi ainda será. O que foi feito far-se-á. Não há nada de novo debaixo do sol. Ninguém pode dizer “eis, aqui está uma coisa nova” porque ela já existia nos tempos passados» (ECLESIASTES 1, 9-10).

Para reforçar estes argumentos, quero partilhar convosco um texto bíblico extraído do livro de DANIEL e escrito há mais de 2000 anos. No texto, o Profeta Daniel pressagia a derrocada e divisão do vasto Império Persa.

A Pérsia, sobretudo na fase denominada Aqueménida (648 a.C.-330 a.C.) foi o maior, o mais rico e o mais poderoso império do mundo de então. Era uma espécie de EUA da época. Contudo, as ambições, as injustiças, a ganância, a incompetência e profundas rivalidades dos governantes de então contribuíram para o surgimento de longas e mortíferas disputas que enfraqueceram e dividiram o império e precipitaram a sua derrocada.

Eis, então, o texto de DANIEL (DAN 11, 1-45):

“Haverá na Pérsia ainda três reis. O quarto ultrapassará em riqueza todos os outros. (...)
O rei do sul tornar-se-á valoroso (...) e depois evitará atacar o rei do norte durante alguns anos. Entretanto, os filhos do rei do norte prepararão a guerra, reunindo grande multidão de tropas, que, espalhando-se qual torrente, invadirá, reaparecerá e levará as hostilidades até a fortaleza dele.

Irritado, o rei do sul sairá para atacar o rei do norte. Como ele, porá em pé de guerra um numeroso exército, e as tropas inimigas lhe serão entregues. Após o aniquilamento destas tropas, inchará de orgulho. Matará dezenas de milhares, sem que com isso se torne mais forte.

O rei do norte, convocará novamente um exército mais numeroso ainda que o primeiro e, alguns anos depois, avançará no meio de extensas tropas e de uma grande comitiva.
Por esta ocasião, muitos povos se levantarão contra o rei do sul e homens impetuosos hão-de surgir dentre o teu povo, para cumprir a visão, mas serão mal sucedidos.

Virá então o rei do norte, levantará trincheiras e apoderar-se-á de uma cidade bem fortificada. Nem os exércitos do rei do sul, nem mesmo as suas hostes de escol, o deterão; não haverá força que lhe resista. O invasor procederá conforme quiser, sem que alguém lhe possa fazer frente (...) À frente de um grande exército contra o rei do sul, dará novo impulso às suas forças e coragem.

Por sua vez o rei do sul envolver-se-á na luta com um exército numeroso e muito forte, mas não poderá resistir em virtude das conjuras maquinadas contra ele. Os que com ele comem finas iguarias o hão-de arruinar, debandará o exército e muitos homens cairão feridos de morte (…)

Então chegará o termo da sua vida e ninguém lhe prestará auxílio”.



José Maria Huambo